A. Lazio Futsal, esse time tem história!

Campeã 2019 do Ranking FutLiga Mandantes de Futsal, conversamos com o Chikote, representante da A. Lazio Futsal

Por Tercio Nurnberg

23 de Out de 2020 12:16

A A. Lazio Futsal foi fundada no ano de 2016, extremo da zona sul de São Paulo, já próximo à divisa com o município de Diadema. O fundador da equipe conhecido como Chikote, contou um pouco da história da equipe e suas façanhas para manter o time unido. Em 2019, a equipe sagrou-se campeã com oito pontos e meio de diferença para o segundo colocado geral no Ranking da FutLiga Mandantes.

O título rendeu um reconhecimento já definido pelos adversários, que foi uma grata surpresa no ano de 2019. O início de 2020, antes da pandemia, a equipe oscilou, e com a paralisação por causa da COVID-19, não puderam recuperar os pontos perdidos. Atualmente ocupa 12º lugar no ranking geral da FutLiga.

Ranking FutLiga Mandantes Futsal 2020
Ranking FutLiga Mandantes Futsal 2020 interrompido devido a pandemia

Chikote tem sua origem no futebol de campo, e acabou se envolvendo com equipes da várzea no futsal, onde participou de alguns times, e com o tempo criou um sentimento pelo futebol varzeano.

Integrou a diretoria da equipe Amigos do Arthur, que manda seus jogos no CDC Veleiros, localizado também na zona sul de São Paulo. Após não concordar com algumas decisões da presidência da equipe, resolveu sair.

Não ficou mais que dois meses parado, pois quis o destino que ele reencontrasse seus companheiros, que ele mesmo levou para o ex-clube e havia perdido contato com a saída. O pessoal estava jogando na quadra Conde Pereira Carneiro, que se tornou o local de mando da A. Lazio pela FutLiga atualmente.

Partiu de Chikote a ideia de montar uma equipe para voltar a jogar e formar novos laços de amizade no futsal. Assim como o reencontro com os amigos, o nome também foi criado por coincidência, quando Chikote estava assistindo ao campeonato Italiano. Chikote sugeriu aos integrantes o nome com pequenas modificações. A sugestão foi aceita por unanimidade entre os integrantes, surge então em 2016, Associação Lazio Futsal. Chikote faz questão de afirmar que até patenteou o nome do time.

O primeiro ano da equipe foi bem puxado e complicado, afirma Chikote, que fazia praticamente tudo sozinho. Cuidando das mídias sociais, definindo cores, uniformes da equipe, entre outras tarefas que tomaram bastante tempo e dinheiro do próprio bolso. Surgiu então a ideia de agregar outro personagem na estrutura da equipe, Fofão - como é conhecido no meio, a convite do presidente Chikote passou a integrar a diretoria da equipe e apoiar o time na organização e divisão de trabalhos.

A equipe tem em sua lembrança um dos primeiros títulos conquistado no CDM Congonhas, quando com apenas oito atletas, participaram de um Festival contra o 14 Futsal. A partida foi disputada de forma intensa e aguerrida e após a vitória, o atual presidente percebeu que poderiam alçar voos maiores.

A A. Lazio se mantém com a colaboração dos atletas que pagam uma mensalidade, para então custear a FutLiga e o que sobra vai para formação do caixa da equipe. Em alguns momentos a diretoria colabora com o valor maior para manter a integração dos atletas e competições que desejam participar.

A conquista do título no Ranking da FutLiga foi algo surreal conforme destacou Chikote. A competição é um dos destaques do futsal amador em São Paulo e o título foi comemorado muito, esticando a festa na sede da equipe até tarde da noite.

A. Lazio, campeão do Ranking FutLiga Mandantes Futsal 2019
A. Lazio, campeão do Ranking FutLiga Mandantes Futsal 2019

Quem disse que não há planejamento na várzea em busca de objetivos? Chikote falou que no primeiro ano eles ficaram numa colocação razoável, porém interessante, e que no ano seguinte estipulou com os atletas, alcançar o TOP 3 do Ranking. A equipe então se uniu e viu que era possível. Faltando 9 rodadas para o final da temporada, eles entenderam que era palpável alcançar o título. Deu certo! A equipe sagrou-se campeã em 2019!

Muito desse desempenho ocorreu pelo fato de a equipe priorizar também o convívio social entre os atletas e a família. No pós-jogo, sempre rola aquele churrasquinho e a resenha descontraída. Os atletas são “intimados" a ficar, para criar o vínculo de amizade, além das 4 linhas.

O momento, ainda que delicado por causa da pandemia COVID-19, gera ressalvas para reunir a equipe, mas Chikote através de aplicativo e do próprio grupo de atletas tenta manter a chama acesa e não permitir que o objetivo para a pós pandemia seja deixado de lado, que é a conquista do bicampeonato.

Destaque para alguns jogos com placares elásticos tanto a favor como contra. A equipe tem um DNA aguerrido e buscar sempre o gol, partindo disso quando encaram times com qualidade inferior, o time não fica brincando ou enfeitando, pois tem ordens expressas para fazer gols e respeitar os adversários.

E quando o placar for na mesma linha adversa a A. Lazio? Recém conquistado o título e com o time completo, a A. Lazio em determinado jogo sofreu um apagão, que até o próprio Chikote encontrou dificuldades em entender o que aconteceu. O fato é que a goleada foi devolvida no jogo seguinte.

A. Lazio Futsal no primeiro confronto da Copa dos Campeões FutLiga 2020
A. Lazio o primeiro confronto da Copa dos Campeões FutLiga 2020 de Futsal

Perfil

Nome da equipe: Associação Lazio Futsal
Ano de Fundação: 16/10/2016
Responsável: Chikote e Fofão
Estado: São Paulo - Capital
Região: Zona Sul
Cores: Azul, Branco, Dourado e Vermelho
Craque do Time: Adriano
Jogo Inesquecível: A. Lazio x Família Ecumênicos. Empate em 0 a 0 no jogo de estreia na Copa dos Campeões 2020
Nível Técnico (uma auto-análise da sua equipe): Marcação muito forte, poder defensivo muito aguerrido

A. Lazio Futsal nas mídias:

Instagram: @a_lazio_futsal_
Facebook: AvantLazio

Principal Apoiador: Abirosca Bar - Jd. Consorcio


Tercio Nurnberg

Um dos idealizadores do projeto colunistas da Futliga, junto com o Ricardo (FutLiga).

Gosto de esportes em geral, livros de aventura e cultura, internet, cinema e comidas típicas. Tenho uma simpatia enorme pelo futebol Amador e Futsal, cursou a Federação Paulista de Futsal em 2000 e concluiu o curso de técnico de futsal em 2000, migrou para o Futebol Society em 2006 a pedido de um amigo onde está exercendo a função até hoje, conciliando os estudos e futebol. Escreve Mensalmente para o site www.soujornalista.com.br, e escreve no blog da Futliga em parceria com o site.

Curte a rádio Estadão ESPN (FM), CBN e o programa estádio 97FM que giram noticias e esporte durante o dia.


  • NETSHOES